NOSSO SISTEMA DE AULA

Bem vindo(a) ao SivanandaYoga Sumaré

O trabalho corporal com o Yoga, como uma atividade física proposta não é um fim em si, mas uma parte de um todo maior e mais elevado.

Nosso sistema de aula, como se verá a seguir, tem por objetivo proporcionar uma harmonia interna que se dá pelo trabalho corporal, pelo exercício respiratório e pela meditação.

SivanandaYoga e o sistema de aula

O mestre Sivananda criou este método mais conhecido como yoga de síntese. Sri Swami Sivananda, nascido na ilustre família do sábio Appayya Di Kshita e de alguns outros santos e sábios renomados, tinha uma inclinação para uma vida devotada ao estudo e à prática do Vedanta. Seu desejo de servir a todos e seu sentimento inato de união com toda a humanidade, levaram-no primeiramente a dedicar-se ao estudo e ao exercício da medicina.

Nesse sentido, certo de que as pessoas necessitavam de um conhecimento correto, mais do que qualquer outra coisa, editou um jornal sobre problemas de saúde.

Contudo, depois de algum tempo, renunciou à carreira de médico para dedicar-se inteiramente ao ministério espiritual. Frutos desta segunda fase de sua vida foram a construção do Sivananda Ashram, a Yoga Vedanta Forest Academy e a Divine Life Society.

A divulgação do conhecimento espiritual e das técnicas de Yoga passou a ser seu objetivo principal. Autor de mais de 300 livros, com discípulos espalhados por todo o mundo, a leitura de seus livros tem como resultado o crescimento espiritual do leitor e a obtenção de um estado de quase bem-aventurança.

Origem da Yoga Tradicional:

A verdadeira yoga milenar hindu, na sua forma original, foi desenvolvida por uma série de grandes sábios e mestres iluminados da Índia que, através de práticas especiais, atingiram conhecimento profundo em estados mentais muito elevados.

Dessa forma, eles possuíam uma visão ampla do ser humano, em todos os seus aspectos, e das técnicas que poderiam levá-lo a um desenvolvimento completo. Só a prática das técnicas autênticas, com a orientação adequada, pode oferecer benefícios nos níveis físico, emocional, mental e espiritual, de maneira profunda, harmoniosa e equilibrada.

O nosso sistema tradicional de yoga oferece uma harmonização ampla e profunda dos níveis físico, emocional, mental e espiritual, visando à conscientização da espiritualidade interior.

Nosso sistema de aula oferece vários benefícios para a saúde física, alívio de stress, maior vitalidade, equilíbrio emocional, concentração, harmonia interior e desenvolvimento pessoal e espiritual.

A aula de yoga da professora Beatriz é estrutura em:

Mantras: As aulas incluem versos e mantras originais em sânscrito.

Pawanmuktasanas: ( de pawan: vento ou prana; mukta: liberar; asanas: posturas) séries de movimentos  feitas antes dos asanas  principais, com o objetivo de alongar os tendões e músculos, desbloquear as articulações, permitindo a livre circulação da energia que nelas permanecia estagnada. Como conseqüência, melhora a função das articulações enrijecidas, vitaliza os órgãos internos e prepara o corpo para as posturas mais avançadas.

Asanas: posturas corporais privilegiando força, alongamento, equilíbrio, torção, inversão, flexão lateral, anterior e posterior com ênfase especial no controle da energia sutil, preparando o praticante para concentração e meditação.

Pranayamas:  práticas que visam o controle da respiração. Os pranayamas purificam física e energeticamente o nosso corpo, melhorando a nossa saúde e proporcionando a elevação do estado de consciência, preparando o praticante para a meditação.

Relaxamento: sendo o ser humano uma unidade psico-física, o relaxamento corporal ajuda a serenar a mente e interiorizar os sentidos, contribui para a assimilação mais profunda do efeito das posturas e evita o acúmulo de ácido lático, prevenindo o aparecimento de dores musculares.

Concentração e meditação: práticas destinadas a melhorar a percepção da consciência interior, trazendo muitos benefícios como: aumento da capacidade de memória, concentração em outras áreas como trabalho e leitura, melhora da habilidade de suportar situações tensas, aumento da autoconfiança, serenidade, clareza nos pensamentos, desenvolvimento de seus potenciais e evolução espiritual.

O yoga e a linguagem corporal

O yoga tem como finalidade o aperfeiçoamento do corpo e da mente. A prática é feita através de posturas denominadas “asanas”. O nosso corpo físico retrata o nosso estado emocional, o padrão de pensamento que alimentamos e o momento de vida que estamos atravessando. Portanto, ele é um rico instrumento de autoconhecimento. Praticando yoga, conquistamos um corpo bonito, saudável, forte e flexível, melhorando a nossa autoconfiança e desenvolvendo nossos potenciais.

O Yoga vê o homem como um todo. Nosso corpo está sempre passando por transformações fisiológicas (como o envelhecimento, que pode ser melhor definido como amadurecimento, o qual pode ser alcançado com saúde e vitalidade), emocionais e mentais. À medida em que aproveitamos as experiências, boas ou não, que a vida nos proporciona, mudamos, crescemos e evoluímos.

Tudo depende da forma pela qual você as entende, as absorve e as aproveita. Todos esses registros estão no corpo físico. Quando estamos preocupados, as rugas se formam em nossa testa, o olhar fica introspectivo, a postura fica curvada (porque estamos cansados de carregar o peso das preocupações). Quando estamos alegres, a postura fica naturalmente ereta, os olhos têm mais vida e brilho, estamos mais dispostos e otimistas. Portanto, trabalhar o nosso corpo físico é trabalhar a nossa história pessoal.      Trabalhar posturas, fortalece o nosso corpo e o nosso caráter. Exalta as nossas virtudes e dons. Por exemplo, “asanas” de força trabalham a nossa fé e persistência; de flexibilidade, trabalham a doação, a compaixão, abrir-se para a vida; torções, a leveza, a criatividade, abrir-se para novas experiências; equilíbrio, a concentração, a tolerância, a paz etc.  À medida em que praticamos, nos conhecemos. Encontramos prazer em algumas posturas porque são fáceis para nós, porque temos essas virtudes bem definidas em nosso caráter e, desta forma, nós as estamos fortalecendo. Por outro lado, devemos perceber quais “asanas” são ainda desafios e devem ser trabalhados, porém, com tranquilidade. A boa e construtiva conquista vem com o tempo e com o amadurecimento. O sucesso vem para aqueles que praticam. O corpo físico deve ser trabalhado com consciência, com amor, com respeito e humildade.

Outro aspecto importante que percebemos nas posturas com permanência é a dor (já que a permanência nos possibilita perceber quais grupos musculares estamos trabalhando). O que é dor? A dor significa constatar os nossos limites. O mesmo comportamento que temos na prática do yoga temos na vida!

“Doeu, eu não gosto”, “Doeu, eu desisto” … Às vezes, esta dor, são os músculos falando com você: “Veja como estou duro”, “Trabalhe-me!”. Outras vezes é uma emoção que se desbloqueia em determinado “asana”, como se ele falasse: “Eu não confio”, “Tenho medo”, “Estou insegura(o)”. Quando isso acontece, estamos diante de um momento precioso. Um momento em que você pode evoluir e livrar-se destas sensações através de uma respiração profunda, mandando mensagens de confiança, calma e relaxamento para a região dolorida. O praticante poder enxergar na dor uma informação, não apenas um desconforto.

Na prática do yoga, você conquista também um corpo simétrico, desenvolvendo os músculos harmoniosamente. As posturas foram desenvolvidas para trabalhar todos os órgãos internos, músculos, tendões e os ossos.

Menu